Há 62 Anos, Transformando Vidas!
CGC: 01.934.665/0001-35 INEP: 23045280
Cidade: PENTECOSTE
Estado: CEARÁ

domingo, 21 de agosto de 2011

Pentecoste 138 Anos em 2011!

Posted by Djaelson Gomes 17:35, under | No comments


No dia 23 de Agosto de 2011, nossa bela cidade, PENTECOSTE, comemora os seus 138 anos de emancipação política. Nesta postagens mostraremos algumas imagens de nossa cidade que se encontra em pleno desenvolvimento em todas as áreas. Assim como em todo o Brasil, ela também tem seus altos e baixos, más convenhamos, somos uma cidade em pleno desenvolvimento. 
Sejamos críticos e conscientes, saibamos criticar e elogiar, reconheçamos o que de bom foi feito em nossas cidade em seus principais aspectos.
Não estamos aqui pra criticar nenhuma administração nesses 138 anos, estamos aqui para enaltecer essa cidade reconhecida como acolhedora, simpática, desenvolvida, com problemas sociais, más com um povo sem igual, batalhador...

Nossas Praças


Principais Ruas e Avenidas












Vistas Aéreas








Principais Pontos Turísticos












Outras Imagens

























Escola Técnica




Aspectos

Dados Gerais
População estimada no ano de 2010: 34.841 (Senso do IBGE 2010)
Área da unidade territorial (km²): 1.378
Longitude: -39.2º (oeste)
Latitude: -4.1º (sul)


Localização e Como Chegar
Pentecoste pertence à microrregião do Médio Curu. Para se chegar à cidade, a partir da capital cearense (Fortaleza), o visitante deve acessar a BR- 222. Logo após o distrito de Croatá, no município de São Gonçalo do Amarante, entra à esquerda na Rodovia CE- 341 e, cerca de meia hora depois, 22 km, estará em Pentecoste.


Placas de sinalização distribuídas ao longo da estrada facilitam a orientação do viajante.
 
Aspectos, Comércio e Serviços
Pentecoste possui grande vocação comercial, Industrial e de Atividade Extrativista. Apesar da sua população contar apenas com 34.841 habitantes (censo 2010), a condição de pólo geográfico, a beira de duas rodovias (BR 222 e 020 ) e de suas terras irrigadas pelo rio curu e o açude Pereira de Miranda com aproximadamente 400 milhões de metros cúbicos de água, propiciando as lavouras de milho, feijão, mandioca, mamão, côco e árvores frutíferas em geral, trouxe para a cidade a centralização da oferta de serviços e o fortalecimento do comércio local, tornando-a cidade pólo do vale do curu. O município é sede do Centro de Pesquisas em Aqüicultura e de um escritório do DNOCS, o nosso centro é um dos maiores da América do sul, onde daqui são exportados alevinos de várias espécies e tecnologia de desenvolvimento de criatórios e reprodução de peixes para todo o estado e regiões norte e nordeste do país. O centro implantou no município o projeto "PIRARUCU" com a construção de tanques tornou-se possível difundir e incentivar a criação da espécie em cativeiro o que vem alcançando excelentes resultados e uma aceitação muito grande por parte de pessoas interessadas em adquirir alevinos do gigante da Amazônia para engorda. Hoje, no projeto, já temos exemplares do peixe com aproximadamente 150 quilos. É gratificante fazer uma visita ao projeto.
No município também fica localizada a fazenda experimental da Universidade Federal do Ceará (UFC), contamos com o escritório regional da EMATER-CEARÁ e de um escritório da COGER, possui um Hospital Regional, sete postos de saúde sendo cinco deles equipados com consultório odontológico, ambulância do SAMU, agência do INSS, Agência do Banco do Brasil, Banco popular (Bradesco), Casa Lotérica, Agência dos Correios, PRECE, Universidade UVA; Fórum (comarca de entrância intermediária); contamos com o 4º PPM, Pelotão de Polícia Militar, subordinado à 3ª Cia. do 4º Batalhão de Polícia Militar de Canindé, Polícia Civil e Agentes da Cidadania. Contamos também com um posto do Detran – Ce e auto-escola. Essa concentração de órgãos públicos faz com que todos os dias, pessoas dos municípios circunvizinhos circulem pelas suas ruas, aquecendo o comércio. Assim como no passado, o município era ponto de tropeiros e boiadeiros, na atualidade, os que se deslocam na região ou que se dirigem para grandes centros urbanos, como Fortaleza e demais cidades e capitais do Brasil, contam com uma das melhores empresas de ônibus do País, a Guanabara. Todos estes aspectos propiciam ao município a estruturação da rede hoteleira, como a que mais cresce e se destaca na região. A preocupação com a qualificação da mão de obra se faz presente com a implantação da Escola Técnica Profissionalizante e o CVT (Centro Vocacional Tecnológico), através do qual vem sendo realizados cursos de capacitação. O município conta com certa variedade comercial demonstrada em atacadistas e varejistas, como supermercados, cinco grandes farmácias, uma clínica particular e, apesar de contarmos com consultórios odontológicos em quase todos os postos de saúde do município e distritos, temos ainda dois consultórios particulares de odontologia, padarias, dois hotéis, uma pousada, três churrascarias, três restaurantes, duas grandes lojas de autopeças, duas oficinas especializadas em funilaria, dois torneiros mecânicos, cinco casas de peças para motos, bares, lanchonetes, lojas do ramo de confecções, calçados, Móveis e Eletrodomésticos, dois postos de combustíveis e quatro distribuidores de gás GLP (Butano, Supergasbrás, Tropigas e ultra gás), e duas revendas de motos e uma de veículos. A maior parte dos produtos vendidos nas casas comerciais vem de Fortaleza, Serra da Ibiapaba, Sobral e municípios vizinhos, ocorrendo assim um intercâmbio cultural nessa região. A Prefeitura tem incentivado o comércio local, através dos Programas de micro crédito colocados à disposição dos pequenos empresários, com taxas de juros mais baixas (Crediamigo), Seguro safra e os programas do Governo Federal como: A bolsa família, bolsa escola e vale gás. Aos sábados acontece a feira livre na Praça do Mercado, com produtos oriundos da agricultura familiar, com participação de diversas comunidades da zona rural do município e da região.

Indústria
As primeiras indústrias foram surgindo com os primeiros povoados. Engenhos de cana-de-açúcar para fabricação de rapaduras e alambiques para produção de cachaça; Além de casas de farinha de mandioca, pequenos fabricantes de queijo, beneficiadores da cera de carnaúba, vinhos e genebra, fabricantes de tijolos e telhas eram feitos de forma rudimentar. Atualmente no município, já existe uma grande cerâmica, no distrito de Sebastião de Abreu fabricando materiais de alta qualidade. Entre seus produtos, destacam-se: blocos, telhas, Tijolos e valterranas. Encontramos uma casa de beneficiamento de mel, uma pedreira, quatro metalúrgicas, uma serraria, uma fábrica de calcário, três fábricas de calçados: Becker calçados, uma na sede e outra no distrito de Sebastião de Abreu e a Calçados Paquetá.


Distritos
Porfírio Sampaio
Sebastião de Abreu
Matias


Características Ambientais
Pentecoste possui um clima ameno no começo de janeiro até meados de julho, nesse período acentua-se a época de chuvas, e de agosto a dezembro temos um clima quente e seco, período em que à vegetação chega a secar quase completamente.

Recursos Hídricos
Pentecoste fica localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Curu e conta ainda  com  um dos maiores açudes do Estado, o Pereira de Miranda com 400 milhões de metros cúbicos de água que dão vida ao perímetro irrigado curu-paraipaba.


Bandeira e Hino de Pentecoste


HISTÓRIA E INFORMAÇÕES:


Os dois mais importantes símbolos de Pentecoste, a nossa Bandeira e o nosso Hino foram criados no ano de 1973 na gestão do então prefeito José Gomes da Silva por ocasião das comemorações do primeiro centenário da criação do município.
O Dr. Isaac Sombra foi o encarregado pela criação do esboço e execução do projeto e a nossa flâmula está assim dissertada:
Retângulo Azul e Branco: É uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição padroeira do nosso município. O azul representa o manto de Nossa Senhora e o branco a pureza de sua alma.
O escudo central: Na cor azul que oficialmente é a cor do nosso município, é o guardião do   nosso mapa cujo ponto azul indica a localização exata da sede.
Os ramos de algodão: Simbolizam a cultura predominante em nosso município na época.
A estrela acima do escudo: Representa a religiosidade do nosso povo.
A faixa: traz orgulhosamente a nossa denominação e a data do primeiro centenário da criação do nosso município.
 O HINO
O nosso hino ficou a cargo do professor José Gerardo Campos que ao concluir a letra entregou ao maestro Torres para que fosse musicado. A letra descreve a localização da nossa sede edificada às margens dos rios curu e rio Canindé, o sentimento religioso do nosso povo e exalta os açudes de nossa região e a fartura que suas águas trazem ao nosso município tanto na irrigação das terras férteis propícias a todo tipo de cultura seja de grãos, frutíferas ou hortaliças e a grande oferta de pescado que propicia melhor qualidade de vida a nossa população mais carente.

HINO DE PENTECOSTE
Letra: Prof. José Gerardo Campos
Música: Maestro Torres

Concebida em vasta campina
Entre os rios Curu, Canindé
Pentecoste, és lembrança divina
De um passado marcado de fé

É nosso dever cantar
O chão que nos viu nascer
A terra de nossa herança          (Refrão)
E o povo que não se cansa
De ter coragem de ser.

Amanheces feliz te benzendo
Com o orvalho do céu matinal
E adormeces tranqüila fazendo
Com as estrelas o pelo-sinal.

(Refrão)

Nos açudes de tua paisagem
Onde o céu vai banhar-se também
Lê o homem do campo a mensagem
Que não falte alimento a ninguém.

(Refrão)

As crianças e os jovens risonhos
Vão alegres a escola buscar
No saber, o valor de seus sonhos
Para um mundo mais justo criar.

(Refrão)

O que ontem foi luta hoje é glória
Dos que crêem nos seus ideais
Pois escrevem seus nomes na história
Quando a morte os proclama imortais.


Fonte: http://www.pentecoste.ce.gov.br/v1/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentério sobre essa POSTAGEM! Sua opinião é muito importante para nós.
Obrigado.

Seguidores

Curta nossa Página no FACEBOOK!

Comentários Recentes!